Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


Medicamentos utilizados no tratamento da fibromialgia

Vários medicamentos podem ser usados no manejo da dor associada à fibromialgia.
Os medicamentos mais efetivos em aliviar os sintomas são os antidepressivos e os anticonvulsivantes. Isso porque essas drogas agem a nível central (cérebro e medula espinhal), que é importante no processamento da dor. Em contraste, medicações e técnicas que agem diminuindo a dor local, como antiinflamatórios e analgésicos são menos efetivos.
  • Antidepressivos tricíclicos: São frequentemente usados no tratamento inicial. Ensaios clínicos têm demonstrado importante melhora clínica em 25% a 45% dos pacientes tratados com essas medicações. Sua eficácia pode diminuir ao longo do tempo em alguns pacientes. O exemplar mais utilizado é a amitriptilina.
  • Ciclobenzaprina: Apesar de ser considerada um relaxante muscular, tem a estrutura química e o modo de ação similar a amitriptilina.
  • Inibidores da receptação da serotonina: Agem aumentando a concentração cerebral de serotonina, que regula a transmissão de mensagens pelos neurônios. A fluoxetina e a paroxetina são exemplares desse grupo.
  • Dupla inibição da recaptação: A combinação de amitriptilina com fluoxetina mostrou-se superior, quando comparada com cada droga isolada. Uma nova classe de antidepressivos chamados de duplos inibidores da recaptação tem se mostrado efetiva no tratamento da fibromialgia. Essas medicações afetam dois neurotransmissores cerebrais, a serotonina e a norepinefrina. Um exemplar atualmente disponível é a duloxetina.
  • Anticonvulsivantes: Eram primariamente usadas no tratamento da epilepsia. Ajudam a aliviar a dor e melhorar o sono. O exemplar mais conhecido e a gabapentina.
  • Antiinflamatórios: A fibromialgia não causa inflamação tecidual, portanto agentes como ibuprofeno e naproxeno não aliviam a dor. Entretanto, quando usados, antiinflamatórios não esteróides podem ter algum benefício.
  • Analgésicos: Acetaminofeno e tramadol, isolados ou em conjunto podem ser úteis. Eles são geralmente usados em combinação com medicamentos ativos no sistema nervoso, quando não se mostrarem efetivos isoladamente. O tramadol é um agonista fraco de opióides e também inibe a receptação da serotonina e da noradrenalina no corno dorsal.