Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


O que é fibromialgia

A fibromialgia é uma condição de longo prazo (crônica), que pode causar dor generalizada nos músculos, tendões e ligamentos. A fibromialgia é bastante comum, afetando até 1 em cada 25 pessoas. No passado, outros termos foram utilizados para descrever a condição, incluindo reumatismo muscular e fibrosite.
A fibromialgia foi mesmo diagnosticada como doença articular degenerativa. Mais recentemente, a pesquisa forneceu uma imagem muito mais clara do que é a fibromialgia e de como ela pode afetar a vida dos pacientes. Por exemplo, agora sabemos que, apesar da dor, a fibromialgia não é inflamatória ou degenerativa. Evidências de estudos de longo prazo sugerem que não é progressiva, por isso não irá causar danos permanentes nos músculos, ossos, articulações ou órgãos. Embora a dor seja muito intensa e possa afetar diferentes partes do corpo, é importante lembrar que, ao contrário da artrite, a fibromialgia não causa qualquer alteração na estrutura dos ossos ou articulações. A fibromialgia não é uma doença auto-imune, mas é muito mais comum do que a maioria destas condições, por isso, algumas pessoas que apresentem doenças auto-imunes como a artrite reumatóide e o lúpus poderão ter fibromialgia também. Sintomas como dor e cansaço podem ocorrer em qualquer fibromialgia ou doença auto-imune, pelo que muitas vezes, pessoas com fibromialgia ficam preocupadas, pensando que podem ter uma doença auto-imune. O desenvolvimento da fibromialgia faz-se através do cansaço, falta de sono e depressão, sendo que as pessoas que têm estas condições devido a uma doença auto-imune em curso, podem vir a apresentar fibromialgia mais tarde.