Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


Distúrbios do sono associados a Síndrome da fibromialgia

Muitos pacientes da Síndrome da fibromialgia têm um distúrbio do sono associado que é denominado de anomalia alfa-EEG. Esta condição foi descoberta em um laboratório do sono com a ajuda de uma máquina que registrou as ondas cerebrais dos pacientes enquanto dormiam.
Pesquisadores descobriram que os pacientes da Síndrome da fibromialgia poderiam adormecer sem muitos problemas, mas seu nível de sono profundo era constantemente interrompido por “explosões” de atividade cerebral como se estivessem acordados. Os pacientes pareciam passar a noite semiacordados.
Em muitos casos, o médico não precisa solicitar caros testes de laboratórios do sono para determinar se você tem distúrbios no sono. Se você acorda sentindo como se “tivesse sido atropelado por um caminhão Mack,” ao que os médicos se referem como um sono não renovador, é cabível que seu médico suponha que você tenha distúrbio do sono.
Observou-se que muitos pacientes diagnosticados com a síndrome da fadiga crônica têm o mesmo padrão de sono alpha-EEG, e alguns portadores da Síndrome da fibromialgia têm outros distúrbios do sono, isto é, apnéia noturna, sleep myoclonus (sacudir as pernas e braços durante a noite), síndrome do restless leg, e bruxismo (ranger os dentes).