Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


Sinais e sintomas de fribomialgia

Uma pessoa com fibromialgia pode experimentar uma grande variedade de sintomas, mas os principais são dor muscular e articular, rigidez e fadiga.
Um dos sintomas experimentado por todas as pessoas que apresentam fibromialgia é a dor. Esta dor pode ser descrita de várias maneiras, tais como uma dor aguda, latejante ou uma sensação de queimação. A dor é sentida em todo o corpo e em ambos os lados do corpo, podendo mover-se de uma parte do corpo para outra. A quantidade de dor sentida pode variar ao longo do dia e também pode agravar-se com uma mudança no tempo, aumento do estresse, ruído, atividade e falta de sono.

Rigidez de músculos e articulações na fibromialgia

A rigidez dos músculos e das articulações é mais visível na parte da manhã e depois de um período de descanso, podendo interferir com o trabalho e atividades diárias, como dirigir. Manter-se em movimento é a melhor maneira de evitar a rigidez. Se uma pessoa tiver de se sentar por longos períodos, ela pode reduzir a rigidez por se levantar regularmente para se movimentar e esticar.

Fadiga na fibromialgia

Fadiga é vivida por até 90% das pessoas com a condição de fibromialgia. O nível de fadiga pode variar de pessoa para pessoa, podendo variar entre pouco perceptível a grave. Tal como acontece com a quantidade de dor experimentada, o grau de fadiga pode variar ao longo do dia, de dia para dia, e pode até estar ausente em determinadas ocasiões.

Sono na fibromialgia

Muitas pessoas com fibromialgia queixam-se de problemas do sono. Existe um número de estágios de sono normal variando de luz leve até sono profundo. Parece que as pessoas que apresentam fibromialgia muitas vezes não têm as profundas fases de sono que permitam restaurar as energias do corpo e por vezes acordam sentindo-se cansadas. Mais da metade dos pacientes com fibromialgia apresentam sintomas como irritabilidade, esquecimento, falta de concentração, alterações de humor, ansiedade e depressão.

Outros sintomas de fibromialgia

Outros sintomas que podem ser vivenciados por pessoas com fibromialgia incluem:
- Enxaqueca e cefaleia tensional;
- Dor abdominal recorrente;
- Diarreia;
- Dificuldade em engolir;
- Bexiga irritável levando a micção frequente ou dolorosa;
- Dormência e formigamento das extremidades;
- Olhos e boca seca.

Nem todas as pessoas que sofrem de fibromialgia sentem todos os sintomas, nem com a mesma gravidade, já que variam muito entre indivíduos. Também pode haver dias em que os sintomas estejam mais presentes do que noutros. Um período em que existe um aumento no número e gravidade dos sintomas é conhecido como um "surto" de fibromialgia.