Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


Fibromialgia e depressão

A síndrome da fibromialgia pode variar desde sintomas leves até casos em que as dores, fadiga e depressão sejam tão intensas que impeçam o desempenho da atividade profissional e social. A incapacidade funcional dos doentes de síndrome da fibromialgia reflete-se adversamente no desempenho ocupacional, dificultando a realização de uma série de tarefas motoras e cognitivas. Os sintomas da síndrome da fibromialgia causam grande impacto no cotidiano e promovem a ruptura da rotina, cuja conseqüência tende a se manter ao longo do tempo, em razão da cronicidade da doença. Os impactos sociais desestabilizam as relações familiares, restringem o contato social e interferem nos hábitos e rotinas dos doentes, obrigando-os a esforços contínuos de adaptação à nova realidade. Pacientes com síndrome da fibromialgia apresentam pior qualidade de vida que pacientes com outras doenças crônicas, como artrite reumatóide, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica e lúpus eritematoso sistêmico.
Por ser uma doença de origem não determinada e cura incerta, a síndrome da fibromialgia provoca sentimentos de vulnerabilidade e desamparo.
A prevalência de anormalidades psicológicas, particularmente a depressão, é elevada entre estes pacientes, variando de 49% a 80%. A depressão pode iniciar ou perpetuar os sintomas da síndrome da fibromialgia, provocar limitações funcionais importantes e, conseqüentemente, influenciar a qualidade de vida dos pacientes.