Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


Fibromialgia e atividade fisica

No tratamento da fibromialgia, a inserção da atividade física é fundamental. O exercício pode melhorar a disposição, o sono, auxiliar as respostas ao estresse e, após algum tempo, diminuir a sensação de dor. As evidências sugerem, até o momento, que as atividades aeróbias e sessões de alongamento são benéficas, com leve superioridade das atividades aeróbias, pois seu efeito terapêutico influencia vários aspectos da fibromialgia, tais como, melhora das alterações isquêmicas e metabólicas nos tender points, além de aumentar os níveis de endorfinas e melhorar o estado mental e o padrão de sono.
utilizada no tratamento da fibromialgia é o exercício resistido com pesos (musculação).
Contudo, esse tipo de atividade não é muito utilizado, pois no início das sessões os pacientes relatam dor durante a execução dos exercícios, o que leva a uma grande desistência por parte dos praticantes.
a atividade física deve ser realizada de maneira progressiva, individualizada e se possível supervisionada, proporcionando um grande efeito analgésico.
Alguns estudos mostram melhora global, inclusive na auto-estima de pacientes que praticam atividade física.
A oxigenação dos músculos e os índices de compostos de alta energia são melhorados com a prática regular de exercícios físicos.
Para as pessoas portadoras de fibromialgia a atividade física é de suma importância. Porém ela deve sempre ser muito bem orientada e o paciente deve fazê-la não por obrigação e necessidade, mas sim por prazer, uma vez que ela poderá proporcionar uma vida melhor, permitindo a realização das atividades cotidianas e melhorando a qualidade de vida.