Informação sobre fibromialgia, causas, sintomas e tratamento da fibromialgia, identificando o modo como se obtêm diagnóstico


Fibromialgia e estresse

Vários fatores estressores podem desencadear a fibromialgia, já que uma das teorias que tentam explicar a causa desta síndrome é a predisposição genética aliada a fatores de estresse.
De maneira simplificada, o estresse pode ser definido como uma resposta não específica do organismo a qualquer estímulo que possa interferir na sua homeostase.
Contudo, para Nieman, estresse é qualquer ação ou situação que submete uma pessoa a demandas físicas ou psicológicas especiais, ou seja, é qualquer fator que a desequilibre. Já para Batista e Dantas, o estresse é a combinação de sensações físicas, sociais e mentais que resultam de vários estímulos de preocupações que demandam uma adaptação. A resposta de estresse pode gerar respostas boas ou ruins, dependendo da situação e do momento. Para Selye, ocorrem demandas psicológicas e orgânicas, em ambas as respostas, que levam a uma adaptação fisiológica similar. A intensidade dessa resposta depende da percepção do indivíduo sobre a gravidade da situação. Segundo Selye, se os aspectos estressores forem mantidos por muito tempo, o organismo poderá atravessar três fases:

1ª) Reação de alarme:
estágio inicial, no qual o organismo se mobiliza para responder ao estímulo estressor; 2ª) Estágio de resistência:
no qual ele lutaria para vencer as cargas que lhe estão sendo impostas pelo agente estressor; 3ª) Estágio de exaustão:
Significa uma somatização latente, onde os sintomas da reação de alarme retornam, podendo levar até mesmo à morte.

Segundo Nieman, quando os indivíduos são levados a situações extremamente estressantes, várias alterações fisiológicas podem ocorrer, tais como, aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, e elevação dos hormônios de estresse e da atividade do sistema nervoso, o que pode ser bom até certo ponto, devido ao organismo se adaptar e ficar mais resistente aos estímulos estressores negativos que poderão surgir futuramente. Contudo, caso eles comecem a afetar sua condição mental e física, estes passam a ser prejudiciais.